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03 abr. 2019

Heritage HUB: um inovador espaço que acolhe e exibe a gloriosa história do património da FCA

O dia 2 de abril ficou marcado pela inauguração do Heritage HUB na antiga Officina 81, situada na Via Plava. Este espaço, suspenso entre o passado e o futuro, é a sede do Departamento Heritage da FCA e da sua missão de salvaguardar o inestimável património das marcas do Grupo italiano. Um local para a prestação de serviços e vendas, mas também uma envolvente área de exposição e uma experiência imersiva na história da FCA.

Heritage HUB: um inovador espaço que acolhe e exibe a gloriosa história do património da FCA

 

O dia 2 de abril ficou marcado pela inauguração do Heritage HUB na antiga Officina 81, situada na Via Plava. Este espaço, suspenso entre o passado e o futuro, é a sede do Departamento Heritage da FCA e da sua missão de salvaguardar o inestimável património das marcas do Grupo italiano. Um local para a prestação de serviços e vendas, mas também uma envolvente área de exposição e uma experiência imersiva na história da FCA.

 

Realizou-se a 2 de abril a inauguração do Heritage HUB no fluido e criativo espaço do Departamento FCA Heritage. Este renovado local não se destina apenas a oferecer um posto de trabalho moderno e estimulador: funciona como espaço multifuncional projetado para proporcionar uma narrativa ligada a um território histórico, onde a FCA Heritage melhor pode expressar a sua missão: preservar, disseminar e promover o património FCA das marcas italianas clássicas. O Heritage HUB surge num edifício evocativo mas extremamente evoluído, onde a interação e a conectividade acrescentam um novo visual à gloriosa história das marcas Fiat, Lancia e Abarth - as marcas mais estreitamente ligadas à área de Turim - e também da Alfa Romeo. Está montado na antiga Officina 81, situada na Via Plava, parte da enorme área industrial de Mirafiori, histórico complexo de produção mecânica, símbolo de criatividade e engenharia que agora dá vida a uma nova energia. O edifício original foi submetido a um rigoroso trabalho de restauração que respeitou a sua natureza industrial, como as históricas cores mostarda e verde, o pavimento em cimento e o efeito reticular dos inúmeros pilares de metal. Se olharmos para cima, podemos ver uma exposição suspensa relativa à história de Mirafiori: uma viagem feita de fotos e textos que, de forma intuitiva e imersiva, conta a fascinante história dos eventos mais importantes deste lugar, oitenta anos depois da inauguração. O HUB aloja também todos os serviços e atividades de produção da FCA Heritage e o exclusivo espaço de exposição para o projeto "Reloaded by Creators" que certifica e restaura a beleza original de muitos modelos vintage, preparando-os para venda. A surpresa mais excitante, porém, provém de uma impressionante exposição de viaturas: os 15000 m2 do Heritage HUB têm em exibição mais de 250 automóveis! São autênticas jóias da coleção FCA Heritage - alguns nunca antes exibidos - que transformam este local num templo educativo e emocional: não tanto como um museu tradicional, mas mais como um arquivo tridimensional em constante crescimento e uma incubadora de ideias a explorar em visitas guiadas. A área central dispõe de oito exposições temáticas, realçando, cada uma delas, oito viaturas de diferentes eras e marcas: a mais antiga data de 1908 e a mais moderna de 2008. No total, são 74 viaturas, aparentemente distantes entre si por tipo, antiguidade e marca, mas todas elas personificando o tema da respetiva área, segundo uma filosofia e um critério de exposição inovadores. A exibição abrirá ao público em breve e, na altura da apresentação à imprensa, a 2 de abril, estreou também no portal FCA Heritage a nova secção "Brand", que descreve histórias das marcas em termos de desenvolvimento industrial, evolução do logótipo e dos principais personagens e modelos.

 

Áreas Temáticas

Estrelas arquitetónicas

Este tema foca a arquitetura das viaturas, quando um novo projeto se destacava sobretudo pelas necessidades funcionais e de produção que satisfazia. Neste campo, o Lancia Lambda é um exemplar fundamental. Foi o primeiro modelo do mundo baseado numa carroçaria monobloco, o orgulho de Vincenzo Lancia, a par do Lancia Flavia, o primeiro modelo italiano equipado com tração dianteira e travões de disco nas quatro rodas. Presentes ainda numerosas criações Fiat projetadas para a família: desde o Fiat 500 Topolino A, desenhado pelo novato Dante Giacosa, ao 600 - o automóvel familiar por excelência nos anos do boom económico italiano -, até aos Fiat Panda e Uno, dois dos maiores sucessos em termos de modelos utilitários modernos. São todos automóveis que ficaram no imaginário coletivo por representarem evoluções originais e inovadoras, exemplos de expressão criativa e de métodos e técnicas em constante evolução.

 

Protótipos e Viaturas personalizadas

As viaturas incluídas nesta secção diferenciam-se pela carroçaria e pelo equipamento, movendo-se entre utópicos modelos de sonho e protótipos e viaturas exclusivas de dimensão mais concreta, característica integrante da tradição dos carroçadores italianos de criarem automóveis personalizados e únicos. Assim, esta ilha temática mostra exemplares muito diferentes: o Fiat 130 Familiar e o Panda Rock Moretti - ambos pertencentes a membros da família Agnelli - com equipamento verdadeiramente especial montado em modelos de série e com opções de utilização também modificadas, o Abarth 2400 Coupé Alemanno preparado por Carlo Abarth e os preciosos Lancia Astura Farina e Flaminia Coupé Loraymo.

 

Ecológicos e Sustentáveis

Destaque também para os projetos do Grupo Fiat que, desde início dos anos 70, deram primazia aos temas ambientais com o objetivo de criar viaturas que limitassem o respetivo impacto ecológico nas fases de fabrico, utilização e abate. Seguindo uma abordagem centrada na economia de utilização e em métodos de produção otimizados, a Fiat realizou programas de pesquisa que levaram ao desenvolvimento de soluções e tecnologias que foram depois gradualmente transferidas para toda a gama. Presentes ainda protótipos de viaturas elétricas compactas, como o X1/23 de 1974 e o Ecobasic de 1999, uma obra-prima de engenharia tanto em termos de motores como de componentes.

 

Viagens épicas

Um automóvel não é apenas um simples meio de transporte: ao longo de décadas, a condução tem adquirido uma dimensão antropológica, evocando ideias de liberdade e independência. Conduzir uma viatura pode significar evasão, aventura, sede de conhecimento, mas também desafio e competição. Alcançar novas façanhas de condução é a melhor maneira de verificar a funcionalidade de cada modelo e dos seus componentes: testa o respetivo funcionamento em condições extremas, previne possíveis anomalias e demonstra a sua fiabilidade. Esta secção inclui uma seleção de automóveis protagonistas de aventuras extraordinárias como, por exemplo, o Fiat Campagnola AR 51 que, em 1952, percorreu todo o comprimento de África indo da Cidade do Cabo até Argel no tempo recorde de 11 dias, ou o Fiat 1100 E que, em 1953, completou a primeira volta ao mundo com um só condutor percorrendo mais de 72.000 quilómetros. Depois, temos o Fiat 124S que, em 1970, partiu da Cidade do Cabo e chegou ao Cabo Norte em 50 dias e o Fiat 131 Abarth Diesel que, em 1977, antes do lançamento comercial, venceu o raide Londres-Sydney. Ou o Lancia Delta HF Integrale Grupo A, vencedor do Rali Safari em 1988, com Miki Biasion e Tiziano Siviero, e o 500 Overland que, em 2008, cobriu o traçado do icónico percurso "Pequis-Paris", seguindo a caravana Overland.

 

Recordes e Competição

A competição sempre foi um estímulo permanente para projetistas e técnicos: para alcançar níveis cada vez mais elevados de performances, para desenvolver motores e dispositivos mecânicos e eletrónicos mais eficientes e fiáveis e para otimizar a aerodinâmica das carroçarias. Esta secção apresenta viaturas que deixaram a sua marca em provas de velocidade e de resistência ou que tiveram sucesso nas tentativas de bater recordes mundiais. As duas viaturas mais antigas, o Fiat S61 e o 12HP "Alfa" Sport - uma versão de competição da primeira viatura construída pela Lancia - foram ambas produzidas em 1908. Ao lado destes modelos estão um Lancia D50 de Fórmula 1, três dos mais gloriosos recordistas construídos pela Abarth nos anos 50 e 60 e dois campeões de provas de Endurance: o Lancia Beta Montecarlo Turbo e o LC2.

 

Pequenos e Seguros

Máxima segurança e dimensões compactas: um tema que tanto a Fiat como a Lancia trabalharam desde o início do século XX. Em 1933, por exemplo, a introdução da carroçaria monobloco do Lancia Augusta - a primeira berlina do mundo a adotar esta revolucionária patente - contribuiu para aumentar a rigidez de torção e a segurança em caso de colisão. A mesma inovadora arquitetura foi utilizada no Lancia Ardea, produzido a partir de 1939, combinada com suspensão dianteira independente, beneficiando assim o comportamento em estrada e o desempenho dinâmico. A pesquisa da Fiat na área de viaturas seguras e compactas pode ser observada em vários interessantes protótipos, como o Fiat City Taxi (1968), destinado a utilização pública com uma invulgar lateral assimétrica, e os modelos ESV 1500 e ESV 2000, ambos desenhados especificamente para analisar a segurança e a resistência em caso de embate.

 

Marcas de Estilo

Esta secção contém diversas viaturas de diferentes eras que, graças às peculiares características, traduziam de facto a identidade das respetivas marcas à época, introduzindo conteúdos estilísticos inovadores que, posteriormente, se tornaram tendências amplamente partilhadas. Por outras palavras, automóveis que entraram no imaginário coletivo, representando marcos e referências basilares no campo do design do automóvel. O Lancia Aurelia B20 sobressai como arquétipo das berlinas Gran Turismo, antecipando o fenómeno vintage através da renovação de formas e tipologias do passado, como no caso do Fiat Barchetta.

 

A Era dos Ralis

Os ralis são uma disciplina que faz vibrar milhões de entusiásticos seguidores em todo o mundo atraídos pela audácia dos pilotos, que desafiam a velocidade e exibem dotes de destreza em condições extremas, tanto em estradas cobertas de neve como em áridos desertos. Estas adversas condições fizeram do mundo dos ralis uma dura e seletiva pista de testes para os mais ambiciosos desafios tecnológicos. Naturalmente, as marcas Lancia, Fiat e Abarth nunca fugiram a estes desafios e gravaram os seus nomes na conquista dos mais prestigiantes troféus. Esta área temática do Heritage HUB exibe, assim, o Lancia Fulvia HF 1600, que venceu o Rali de Monte Carlo de 1972, o futurista Stratos HF, o vitorioso Delta HF, o Fiat 124 Abarth Rally e o 131 Abarth Rally.