Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

08 mai. 2019

FCA Heritage e Alfa Romeo lideram a edição de 2019 das “1000 Miglia”

• Vai realizar-se, entre 15 e 18 de maio, a 37.ª reconstituição histórica da mais famosa competição em estrada de todos os tempos: todas as atenções estarão viradas para a Alfa Romeo, “Patrocinadora Automobilística” do evento e a marca com maior número de veículos participantes na prova (44 viaturas). • O Museu Histórico Alfa Romeo estará presente no evento com três das suas joias da coroa: o 6C 1500 SS de 1928, o 1900 SS de 1956 e o 1900 Sport Spider de 1954.

FCA Heritage e Alfa Romeo lideram a edição de 2019 das “1000 Miglia”

 

  • Vai realizar-se, entre 15 e 18 de maio, a 37.ª reconstituição histórica da mais famosa competição em estrada de todos os tempos: todas as atenções estarão viradas para a Alfa Romeo, "Patrocinadora Automobilística" do evento e a marca com maior número de veículos participantes na prova (44 viaturas).
  • O Museu Histórico Alfa Romeo estará presente no evento com três das suas joias da coroa: o 6C 1500 SS de 1928, o 1900 SS de 1956 e o 1900 Sport Spider de 1954.
  • O público presente ao longo do percurso que liga Brescia a Roma e vice-versa poderá apreciar o Stelvio e o Giulia, viaturas do desfile oficial, e as novas séries especiais Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio "Alfa Romeo Racing", que aqui fazem a sua estreia em estrada, após o lançamento no Salão do Automóvel de Genebra.
  • Antonio Giovinazzi, piloto que atualmente compete na Fórmula 1 com o monolugar C38 da equipa "Alfa Romeo Racing", estará na linha da frente para apoiar a indestrutível ligação entre a marca e o mundo da competição.
  • Uma vasta série de atividades no local proporcionará aos fãs a oportunidade de experimentarem a gama Alfa Romeo e de ficarem sintonizados on line com as emoções da prova.
  • Estarão disponíveis, desde o início da prova, informações detalhadas e as mais importantes imagens do evento no website de imprensa da Alfa Romeo e nos canais das redes sociais da marca.

 

Mais uma vez, o cenário está montado para viver as emoções únicas proporcionadas pela histórica reconstituição das 1000 Miglia, a lendária prova descrita por Enzo Ferrari como a "mais bela corrida do mundo". Nesta sua 37.ª edição, o festival itinerante em honra da mais esplêndida de todas as provas em estrada irá, mais uma vez, deliciar os espetadores presentes ao longo do tradicional percurso Brescia-Roma-Brescia. Um acontecimento imperdível, envolvendo, também desta vez, a Alfa Romeo como Patrocinadora Automobilística: a histórica simbiose da marca - que detém o recorde de número de provas conquistadas, totalizando onze entre 1927 e 1957- com as Mille Miglia foi renovada por mais três anos. Mas não só: a Alfa Romeo será também a marca mais representada no evento, com 44 viaturas em prova. Esta participação inclui alguns dos mais destacados modelos Alfa Romeo provenientes da coleção FCA Heritage, o departamento do grupo dedicado à proteção e promoção do património histórico das marcas italianas da FCA. Estas viaturas estão, por norma, em exposição no Museu Histórico Alfa Romeo - La macchina del tempo, em Arese. As joias da coroa da marca são acompanhadas por uma frota de trinta viaturas Alfa Romeo Giulia e Stelvio, os modelos escolhidos para constituir a caravana oficial das 1000 Miglia 2019, e pelas séries especiais Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio "Alfa Romeo Racing", apresentadas no Salão do Automóvel em Genebra e que aqui fazem a sua estreia em estrada. Na linha da frente das 1000 Miglia estará Antonio Giovinazzi, piloto da equipa "Alfa Romeo Racing", ao volante de um Giulia com uma especial decoração comemorativa.

 

Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport

Todas as atenções estarão centradas no admirável Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport de 1928, com carroçaria preparada pelos Stabilimenti Farina: uma versão similar à que venceu as 1000 Miglia em 1928 com Giuseppe Campari e Giulio Ramponi. Mais recentemente, esta viatura do Museu Histórico Alfa Romeo venceu a histórica reconstituição das Mille Miglia em 2005, 2007 e 2008. Em 2007, ganhou também as "1000 Millas Sport" na Argentina, sucesso repetido em 2008. O maravilhoso 6C 1500 Super Sport de 1928 é equipado com um motor de 6 cilindros de 1487 cm3 que oferece 76 cv de potência às 4800 rpm e 140 km/h de velocidade máxima. 31 destas viaturas foram construídas entre 1928 e 1929. Este exemplar será conduzido por Giovanni Moceri, antigo campeão italiano de Grandi Eventi ACI Sport e vencedor das maiores provas históricas de regularidade de Itália, como as Mille Miglia, o Targa Florio, o Gran Premio Nuvolari e a Coppa d'Oro delle Dolomiti.

 

Alfa Romeo 1900 Sport Spider

O alinhamento oficial da Alfa Romeo incluirá ainda um 1900 Sport Spider de 1954. É um spider extremamente raro - produzido num único exemplar - equipado com motor "1900" de 4 cilindros com duas árvores de cames e cárter seco, com potência máxima elevada a 138 cv que lhe permitia alcançar 220 km/h de velocidade máxima, graças também a um peso de apenas 880 kg e a uma aerodinâmica particularmente eficiente. Com o seu inovador design Bertone, o 1900 Sport Spider dispõe de transmissão de cinco velocidades e de eixo traseiro De Dion: performances e estabilidade dignos de uma viatura moderna, com resposta pronta e fiável e notável comportamento em estrada. Este modelo mereceu o exclusivo papel de carro oficial das 1000 Miglia 2019, competindo sob o número 1000 e abrindo a parada das viaturas históricas participantes na prova.

 

Alfa Romeo 1900 Super Sprint

A terceira viatura do trio dos modelos oficiais da Alfa Romeo é um 1900 Super Sprint de 1956, um elegante coupé com carroçaria Touring, versão "gran turismo" do 1900, "o carro de família que vence corridas", conforme proclamava a publicidade que o tornou famoso nos anos 50. O 1900 SS não é, seguramente, uma novidade no evento de Brescia e, de facto, na década de 50, quando ainda se disputavam as competitivas Mille Miglia, foi a viatura preferida por muitos pilotos privados, pois garantia performances e fiabilidade. A equipa feminina, composta por Prisca Taruffi e Savina Confaloni vai competir na prestigiada Coppa delle Dame.

 

 

Do passado para o futuro

O trio de viaturas históricas representa a duradoura e inquebrável ligação histórica entre a Alfa Romeo e a competição em quatro rodas, também expressa na rainha das disciplinas dos desportos motorizados: a Fórmula 1. Não é obra do acaso que o início desta edição das 1000 Miglia, no magnífico cenário da Piazza della Vittoria, onde as viaturas são seladas, seja acompanhado por Antonio Giovinazzi, o primeiro piloto italiano em oito anos a conquistar um lugar permanente ao volante de um Fórmula 1. Giovinazzi não será o único representante da equipa "Alfa Romeo Racing", que continua a manter a famosa tradição Alfa Romeo de excelência técnica e estilo italianos no desporto automóvel ao mais elevado nível. De facto, ao longo do percurso, os espetadores poderão admirar as novas séries especiais Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio "Alfa Romeo Racing". O Giulia Quadrifoglio "Alfa Romeo Racing" será conduzido por Giovinazzi na primeira etapa.

 

As séries especiais Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio "Alfa Romeo Racing"

Esta edição especial, com decoração exclusiva, é um tributo ao Alfa Romeo Racing C38, caracterizando-se por pormenores de estilo exclusivos, como os bancos de competição Sparco com costuras vermelhas e estrutura em forma de concha em carbono, punho Mopar® da alavanca da transmissão automática com aplicação em carbono e volante em pele e Alcantara, também com aplicações em carbono. No interior, marca presença um emblema especial comemorativo com o logótipo Alfa Romeo. As viaturas apresentam conteúdos exclusivos: o motor 2.9 V6 Bi-Turbo com potência aumentada graças a uma afinação específica efetuada "ad hoc" pelos engenheiros da Alfa Romeo, o sistema de escape em titânio, o sistema de travagem com travões em carbono e cerâmica e a estrutura dos bancos Sparco em carbono, que oferecem uma significativa redução do peso em comparação com os normais níveis de equipamento correspondentes.

 

A Alfa Romeo e as 1000 Miglia

Os fãs poderão sempre entrar em contacto com o mundo Alfa Romeo ao longo das 1000 Miglia. Um stand institucional da marca marcará presença no atraente cenário da Piazza della Vittoria, em Brescia, nos dias 14 e 15 de maio, altura em que decorrerão as verificações técnicas e a selagem das viaturas. O público terá então oportunidade de escolher entre os muitos produtos de merchandising oficial propostos e apreciar as viaturas em exposição. Ainda a 15 de maio, no mesmo local, Antonio Giovinazzi saudará os fãs e participará nas excitantes fases iniciais da prova. Enquanto a caravana completa o seu trajeto em Itália, o stand institucional da Alfa Romeo na Piazza del Duomo de Brescia receberá o público entre 17 e 19 de maio, com test drives da atual gama e uma abertura after hours no sábado, dia 18, como parte da "White Night" que irá animar o centro histórico. A Alfa Romeo marcará presença também em Bolonha, na Piazza Galvani, seja com viaturas em exposição seja com viaturas para teste nos dias 17 e 18 de maio. São muitas, portanto, as oportunidades para admirar as viaturas da marca e apreciá-las em prova ao longo das "1000 milhas" do percurso. Quem preferir seguir os eventos através de smartphone, tablet ou computador pessoal pode consultar a página oficial da Alfa Romeo nos canais das redes sociais Facebook, Instagram e YouTube, nos websites www.alfaromeo.com e www.fcaheritage.com e no website oficial de imprensa, que transmitirá todas as emoções da mais bela corrida do mundo de sempre.

 

Inscreva-se na newsletter.

INSCREVA-SE AGORA